CMJP lança ‘Escola na Câmara’ para aproximar cidadãos das ações legislativas



 A Câmara Municipal de João Pessoa lançou, nesta quarta-feira (13), o projeto ‘Escola na Câmara’ com a finalidade de mobilizar alunos dos ensinos fundamental e médio para articular melhorias para suas ruas, bairros e comunidades, a partir de visitas orientadas ao legislativo municipal. O projeto foi lançado pelo presidente em exercício da Casa, Lucas de Brito (PSL/Livres), e pelo presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo Sá.

Na presença de diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação na Capital, Lucas de Brito explicou o programa, que é aberto a instituições de ensino público, privado, estaduais e municipais. As instituições poderão levar seus alunos para conhecer o Poder Legislativo, o papel de um vereador e acompanhar de perto uma sessão ordinária. O público-alvo são os estudantes do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental.

“Estes estudantes terão a oportunidade de conhecer os setores da Casa e, ao final, apresentar suas impressões. Acreditamos que estamos dando uma contribuição importante no sentido de preparar o pessoense para um exercício consciente da sua cidadania”, destacou Lucas. O presidente em exercício da Câmara, acrescentou que será importante que as Secretarias da Educação Municipal e Estadual conheçam o projeto e possam disponibilizar transporte para as instituições educacionais que estejam interessadas em participar.

Para se inscrever, basta o gestor escolar acessar no Portal da Câmara o formulário de inscrição online, indicando as turmas participantes, professores responsáveis e quantidade de alunos – que não deve exceder 50 estudantes. Após o preenchimento, é só aguardar um e-mail de confirmação para formalizar a visita e acertar os detalhes que sejam necessários com a Escola do Legislativo.

Para o coordenador pedagógico do Colégio Evolução, Aléssio Toni, o projeto pioneiro tem tudo para atrair os estudantes. “Pela primeira vez não se pensa educação apenas dentro da escola, mas também fora da sala de aula. Conhecer o legislativo para o aluno é importante, sobretudo para gerar essa consciência de que votar ajuda a melhorar a cidade”, avaliou.

Também estiverem presentes no lançamento o vereador Mangueira (PMDB), além de profissionais dos colégios Frei Afonso, Geo, Evolução e da Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec).

Assessoria com CMJP




Comentários


Comentar


Sidebar Menu